ÓRGÃOS ADMINISTRATIVOS


1. Diretoria Executiva
2. Conselho Deliberativo
3. Conselho Fiscal
4. Assembléia Geral
5. Diretoria - 2015-2017

1. Diretoria Executiva

A Sociedade Brasileira de Vácuo é administrada por uma Diretoria Executiva, constituída de:

Os membros da Diretoria Executiva serão sócios efetivos e honorários integrantes do quadro social, podendo ser reeleitos somente uma vez para o mesmo cargo, por mandato consecutivo. Os membros da Diretoria Executiva, conjunta ou individualmente, não receberão da Sociedade qualquer remuneração, percentagem, participação, gratificação ou outras vantagens econômico-financeiras pelo desempenho de seus cargos ou a qualquer título. O mandato da Diretoria Executiva tem a duração de dois anos e seu termo inicial conta-se do dia da posse. A Diretoria Executiva reunir-se-á, ordinariamente, pelo menos uma vez a cada três meses, deliberando por maioria simples de votos dos presentes. Serão lavradas atas das reuniões da Diretoria e mantidas em arquivo na sede da Sociedade. Compete à Diretoria Executiva:

2. Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é constituído por 8 (oito) membros eleitos bienalmente, sendo 4 (quatro) representantes dos sócios mantenedores e/ou coletivos e 4 (quatro) dos sócios efetivos e/ou honorários, sendo presidido pelo Presidente da Sociedade o qual terá direito a voto. Os demais membros da Diretoria Executiva poderão participar de suas reuniões sem direiro a voto. Compete ao Conselho Deliberativo: a) Regulamentar as decisões da Assembléia Geral; b) Deliberar sobre a formação de Comissões e Divisões Especializadas, regulamentando sua estrutura e funcionamento; c) Deliberar sobre a admissão de sócios honorários e beneméritos; d) Deliberar sobre os casos propostos pela Diretoria Executiva e pelas comissões especiais; e) Regulamentar alterações no patrimônio da Sociedade; e g) Deliberar sobre abertura de contas bancárias provisórias em nome da SBV, vinculadas à fins específicos, propostos pela Diretoria Executiva, e autorizar sua administração a um ou mais responsáveis nas  seguintes categorias: Coordenadores de Congressos, Cursos, Oficinas de Trabalho e Simpósios, Editores de Revista, Boletim Informativo da SBV e os Coordenadores Regionais. 

3. Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal será constituído por 3 (três) membros eleitos bienalmente, juntamente com 2 (dois) suplentes qualificados por número de votos. É permitida a reeleição apenas para um mandato consecutivo. Compete ao Conselho Fiscal examinar o blanço e prestações de contas da Diretoria Executiva, submetendo seu parecer à deliberação da Assembléia Geral, a quem cabe decidir sobre aplicações ou destinação de seus resultados. 

4. Assembléia Geral

A Asembléia Geral dos sócios é o órgão supremo da Sociedade, sendo soberana em suas decisões. Compõem a Assembléia Geral todos os sócios quites com a Sociedade. A Assembléia Geral reunir-se-á em sessão ordinária, obrigatoriamente uma vez por ano e em sessão extraordinária quando convocada pela Diretoria Executiva ou por 1/5 dos sócios com direito a voto, em local estabelecido pelo (s) convocante (s). As reuniões das Assembléias Ordinárias e Extraordinárias deverão ser convocadas com um mês de antecedência, acompanhada de circular de convocação declarando o assunto em pauta. As reuniões daa Assembléia Geral Extraordinária serão presididas e secretariadas por sócios escolhidos na ocasião, podendo ser feita a escolha por aclamação. A Assembléia Geral instala-se, em primeira convocação, com a presença dos sócios com direito a voto, que representam, pelo menos, 1/3 do quadro social e, em segunda convocação, que poderá ser feita para o mesmo dia, com qualquer número. Nas deliberações da Assembléia Geral, cada sócio terá direito a um voto, permitida a representação, devendo o procurador ser sócio, exibir e depositar a procuração, admitindo-se que cada procurador represente somente um sócio. Compete a Assembléia Geral: a) Deliberar sobre a matéria em pauta; b) Eleger os Conselhos Deliberativo, Fiscal e a Diretoria Executiva; c) Aprovar relatórios, orçamentos e prestações de contas da Diretoria Executiva; d) Referendar sobre os atos da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal; e, e) Deliberar sobre modificações dos Estatutos.

5. Diretoria - 2015-2017

Diretoria eleita para o biênio 2015-2017 durante o XXXVI CBRAVIC, Vitória - ES.

Diretoria Executiva

Presidente: Prof. Rogério Pinto Mota
1° Vice Presidente: Prof. Alvaro José Damião
2° Vice Presidente: Angelo L. Gobbi
Diretor Cultural: Prof. Carlos Roberto Grandini
Diretora Científico: Prof. Maria Lúcia Pereirra da Silva
1o Secretário: Prof. Francisco Tadeu Degasperi <
2o Secretário: Luciano Rugério Silva
1° Tesoureira: Profa Nazir Monteiro dos Santos
2° Tesoureiro: Prof. Konstantin Georgiev Kostov

Conselho Deliberativo (até oito membros)

A) Sócios Efetivos e/ou Honorários ( votar em até quatro membros)

Leonardo Cabral Gontijo (IFES )
Terlize Niemeyer (UNESP/UFSCar)

B) Sócios Coletivos e/ou Mantenedores ( votar em até quatro membros)

Edwards
Avaco
Oerlikon Leybold
Agilent

Conselho Fiscal (três membros)

Prof. Neidinei Gomes Ferreira Pedro Augusto de Paula Nascente (UFSCar)
Argemiro Soares da Silva Sobrinho (ITA)
Rafael Molena Seraphim (CNPEM)